Páginas

Seja bem-vindo ao Centro de Tecnologia em diagnósticos e tratamento de Medicina Nuclear.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Diário de Notícias publica matéria sobre Nuclearmed



O jornal Diário de Notícias também publicou uma importante informação da Nuclearmed. Confira matéria escrita pela repórter Daiane Carvalho:

A empresa Nuclearmed que atua no ramo há sete anos traz para a região uma nova máquina de radiodiagnóstico, o SPECT/CT, um equipamento híbrido multipropósito único em Santa Catarina que oferece informações funcionais e anatômicas que permite a sobreposição de imagens para obter melhor acurácia do diagnóstico.
Um investimento que, segundo o médico nuclearista Marcos Domingos Rocha, responsável pelo serviço, melhora a qualidade do diagnóstico de determinadas patologias. "O radiotraçador é administrado ao paciente e se distribui pelo corpo, concentrando-se na área da doença, sendo absorvido pela lesão. Qualquer resíduo é eliminado naturalmente. Então o paciente é transferido para o equipamento que detecta a radioatividade, permitindo a formação da imagem. Primeiro é adquirida uma imagem tomográfica com raio-X e em seguida uma imagem com raio-gama (SPECT, PET ou Cintilografia). A fusão dessa aquisição resulta em uma imagem híbrida as quais reúnem em um só exame informações funcionais e anatômicas que não teriam a mesma qualidade se adquiridas em separado", explica.
De acordo com o profissional, além da precisão do diagnóstico, o paciente será submetido a uma dose de radiação inferior aos outros processos de imagem. "O SPECT/CT utiliza a técnica de low-dose CT, que possibilita estudos de boa qualidade emitindo uma radiação mais baixa se comparada aos exames de tomografia tradicionais. Os riscos de reação alérgica são praticamente nulos, já que não há a necessidade de utilizar contraste iodado", esclarece.
A clínica já realiza exames de cintilografia com uma máquina gama-câmara E-can que permite adquirir imagens do corpo inteiro do paciente e também de órgãos específicos para avaliar patologias em órgãos como Cardiologia, Nefrologia, Endocrinologia, Traumatologia, além de tratamentos de doenças de tireóide como Iodo-131 e MIBG utilizado diagnóstico, estadiamento e tratamento de tumores neuroendócrinos. 
A expectativa é que na primeira semana de junho o novo equipamento já esteja funcionando. "Os engenheiros da GE (General Eletric) estão instalando a máquina, em breve faremos os testes de calibração, assegurando bons parâmetros para a aquisição das imagens", especificou Rocha.
Os serviços realizados pelo estabelecimento têm cobertura do SUS e dos convênios Unimed, Saúde São José, SC Saúde. A clínica está localizada na Rua João Cechinel, Edifício Interclínicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário