Páginas

Seja bem-vindo ao Centro de Tecnologia em diagnósticos e tratamento de Medicina Nuclear.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Exame de medicina nuclear auxilia pesquisa de refluxo gástrico em crianças

A cintilografia para a pesquisa do refluxo gastro-esofágico (RGE) é um exame de grande utilidade na Pediatria. As técnicas da Medicina Nuclear permitem avaliar a freqüência, duração e extensão dos episódios de refluxo e podem identificar também a existência ou não de aspiração pulmonar.
Este exame utiliza uma pequena quantidade de material radioativo (traçador) para avaliar presença de refluxo no estômago para o esôfago.  Esse material radioativo não provoca reação, não é prejudicial à saúde e a exposição à radiação é relativamente baixa
A cintilografia da Medicina Nuclear é um exame que não utiliza sonda ou cateteres, tendo como principal vantagem a de reproduzir as condições exatas de como ocorre o refluxo.
Histórico
As primeiras aplicações da Medicina Nuclear foram registradas em 1934 pelo casal Pierre e Marie Curie. No entanto, o importante avanço ocorreu com o aparecimento da Câmara-Gama da Anger. Atualmente é uma técnica de investigação que não causa dores ao paciente e é considerada a forma mais eficiente de diagnóstico. Trata-se de uma especialidade que faz uso de pequenas quantidades de substâncias radioativas, visando diagnosticar ou tratar determinadas doenças. Essas substâncias, que podem ser denominadas de “traçadores”, são atraídas para órgãos específicos. Antes de iniciar o exame, é injetado no paciente uma pequena quantidade de material radioativo, que permite que o equipamento, que possui um cristal que capta a radiação emitida, gere uma imagem. O exame demora em média 20 minutos, variando de acordo com o tipo de diagnóstico e enquanto é realizado em uma câmara especial (Gama Câmara), o paciente permanece acordado, e as imagens obtidas são armazenadas e analisadas, para que possa ser emitido um parecer.

Fonte: Instituto de Medicina Nuclear de Cuiabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário